Contrastes entre a Sociologia de Weber e Durkheim

Ambos Durkheim e Weber são considerados por muitos como os “Pais” da Sociologia. No entanto, existe um grande contraste entre a sociologia defendida por Durkheim e a sociologia defendida por Weber.
   
A Sociologia de Durkheim é chamada de “Sociologia explicativa” e esta defende que a objetividade do conhecimento sociológico deve ser centrada no objeto e nos métodos.  Defende que os factos sociais devem ser vistos como sendo apenas coisas e têm de ser examinados quase como factos científicos.  Os factos sociais têm também de ser explicados tendo em conta as causas.
Para Durkheim a sociedade é algo exterior ao  Homem, logo, a sociedade “guia-nos” e não somos nós que a guiamos.
   Somos apenas “criaturas” da Sociedade

    A Sociologia de Weber é chamada de “Sociologia compreensiva” que defende que as ações têm de ser compreendidas, ou seja, coloca a ação como prioridade da análise sociológica. Para Weber, o objectivo central da Sociologia é “compreender a actividade social e por essa via explicar causalmente o seu curso e os seus efeitos.”  O fenómeno social é resultado da ação dos indivíduos, que dão uma razão aos seus comportamentos.
   Ao contrário de Durkheim, para Weber, nós somos os Criadores da Sociedade.


     Deixarei aqui um link com uma tabela que pode ser consultada para verem mais contrastes entre a Sociologia de Émile Durkheim e Max Weber:  https://robertomoscajunior1972.wordpress.com/2010/06/09/quadro-de-comparacao-entre-a-sociologia-de-durkheim-e-weber/

-Eduardo

Comentários

Mensagens populares