Os Amish na sociedade moderna
Os Amish são um grupo religioso cristão baseados maioritariamente nos Estados Unidos da América e Canadá. São conhecidos pelos seus costumes conservadores e rígidos, como por exemplo a proibição do uso de equipamentos tecnológicos, tais como os telemóveis e os automóveis.
Estimativas do início da década de 2000 apontavam para a existência de 198 mil membros da comunidade Amish no mundo. Esses grupos são compostos por descendentes de algumas centenas de alemães e suiços que migraram para os Estados Unidos e o Canadá
Os Amish preferem viver afastados do restante da sociedade. Eles não prestam serviços militares, não pagam a Segurança Social e não aceitam qualquer forma de assistência do governo. Muitos recusam-se até a fazer seguro da vida.
Estilo de vida: Têm um estilo de vida exemplar e ideal, não fumam, não bebem álcool, praticam muita actividade física, consumem alimentos saudáveis plantados e cuidados por eles, sem presença de substâncias malignas.
Os Amish na Sociedade moderna:
Com o passar do tempo os Amish têm sentido a pressão imposta pelo mundo moderno. A taxação, educação, leis e a sua aplicação, discriminação e hostilidade ocasional são áreas de dificuldade.
Os Amish costumam educar os seus filhos apenas até ao 8º ano, julgam que o que precisam para o estilo de vida Amish aprende-se até aí. Em muitas comunidades os Amish gerem as suas próprias escolas e as aulas são dadas por mulheres novas e não casadas das suas comunidades.
Um exemplo de confronto entre a sociedade Amish e a Sociedade moderna é o caso de Jonas Yoder e Wallace Miller. Ambos receberam uma multa de 5 dólares por se recusarem a mandar os seus filhos de 14 e 15 anos para o secundário. A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu não aplicar a multa aos pais pois decidiram que a liberdade religiosa é mais importante que o interesse do Estado em educar as crianças.
Mais detalhes desta história podem ser encontrados aqui: https://www.oyez.org/cases/1971/70-110
Durante quanto tempo mais terão os Amish esta liberdade religiosa e afastamento da sociedade numa sociedade cada vez mais avançada e tecnológica?
- Eduardo
Comentários
Enviar um comentário